sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Participação solidária da Equipe 147

Bom, os que me conhecem sabem que faço parte da incrível Equipe do 147 mais famoso do mundo, o simpático carrinho apelidado de Fritz, que corre no campeonato da Associação Desafio. O RaFASTra é nosso amigo e preparador.

Dessa forma, em razão de nossa amizade, convidou-me para participar de seu blog como autor e, penso eu ser esse o intuito, fazer com que seja atualizado com mais freqüência. Está difícil fazê-lo largar esse Astra e usar o computador. Mas ele tem seus motivos.


Depois de deixar todos curiosos, sequer informou sobre o que estava fazendo mistério. Pois bem, vou dizer.

O Astra foi fazer acertos do dinamômetro da DSP Motors. Além do equipamento ser ótimo, trazendo resultados reais, o atendimento do Nelsinho é fora de série.

Assim, depois de algumas horas de ajustes finos na injeção, com a ajuda do Vicente Queiroz, o Astra obteve mais de 300 e menos de 1.000cv na roda. Deixarei para o RaFASTra informar o valor correto, se assim desejar.

Tenho certeza de que esse carro vai surpreender muita gente ainda, não só pelo lindo visual, mas na pista. Que venham os 11s!

Um comentário:

Vicente Queiroz disse...

Eu achei o resultado muito bom, pois apesar do Rafa já ter efetuado um grande trabalho em muitos sistemas do carro, essas modificações foram muito mais estruturais e de reforço, do que efetivamente para gerar potência.

Em essência para efeito de geração de potência, o motor é apenas um 16v nacional com miolo forjado e uma turbina pendurada. Não há nenhuma outra modificação. Os comandos são originais, assim como tuchos, molas, válvulas, cabeçote, coletor de admissão, borboleta...

A potência que foi gerada sem o uso de nitro, o que prejudica o arrefecimento do ar, já que tudo foi idealizado para trabalhar com nitro, prova que a simplicidade traz resultados muito bons e que não é necessário inventar aquele monte de modificações loucas que custam uma fortuna e no fim nem se sabe se realmente estão dando resultado.

Outro detalhe que achei interessante, é que em vista da potência que o carro tinha antes do acerto - cerca de 60 cv a menos - fica bem claro que tendo um carro bem pensado e executado, mesmo sem recursos caros como caixa de câmbio escalonada especificamente para 402 metros e mesmo com um carro acima dos 1000 kg, para conseguir entrar na casa dos 12 segundos, não é necessário mais de 300 cv.

Quero mais uma vez dar os parabéns para o Rafa, por ter levado adiante esse projeto de forma competente e constante, não se deixando levar por aquele impulso de comprar um monte de peças caras e não se impressionando com resultados de outros carros com potências assombrosas, mas que na pista não conseguem o resultado proporcional.