quinta-feira, 27 de novembro de 2008

- UPGRADE - A CAIXA F-23 (GM - GETRAG)

Bom, finalmente finalizamos a instalação da nova caixa de marchas no Astra. Foram mais de duas semanas de trabalhos intensos, muitas modificações e adaptações para que tudo funcionasse bem.



Para começar, o velho sistema de acionamento da palanca foi removido, pois a antiga caixa F-18 utilizava o sistema de varão. Dessa forma, além de remover a caixa antiga, o sistema de acionamento também foi retirado, dando lugar ao acionamento via cabos, que é muito mais preciso e funcional.



Mas, como nem tudo são rosas, esta modificação não foi tão simples de ser feita, pois a caixa F-23 não foi utilizada por muitos carros, razão pela qual suas peças e as que acompanham todo o seu sistema são bem raras de serem encontradas. Entretanto, depois de muito procurar, adquiri um sistema de palanca com a marcha-ré para trás, juntamente com os cabos, o que me garantiu uma bela economia, pois conjunto novo sairia mais de 600,00 reais.

Chegando o momento de colocar a caixa no cofre, a primeira surpresa que tive foi que surpreendentemente ela cabia sem a necessidade de realizar cortes ou chapeamentos na parte estrutural do carro. O monobloco continua intacto!

Entretanto, a partir daí, tudo acabou se revelando em modificações. Os motor mounts (veja o post abaixo!)







foram completamente modificados para a sustentação da nova caixa, assim como fios, cabos e sensores tiveram que ser reposicionados.

O disco de embreagem teve o miolo trocado pelo Márcio da Freiomáquinas, pois o eixo pris dessa caixa é muito mais largo, sendo espantosamente compatível com as dos Chevettes! Isso eu achei uma coisa realmente incrível!

Pois bem, colocando a embreagem no lugar, com o disco centralizado, posicionei a caixa no lugar certo e apertei alguns parafusos. Entrou como uma luva, perfeitamente, graças ao serviço de torneamento na peça batente do rolamento acionador do platô, que foi realizado pelo Vicente. O sistema de acionamento da embreagem via cabo foi herdado da caixa F-18 e, por ser mais robusto, foi adaptado para funcionar na caixa F-23, que utiliza originalmente sistema hidráulico, funcionamento esse que pode apresentar vazamento no cilindro principal com a utilização de platô de embreagem com maior pressão, que é o caso do Astra.




Dessa maneira, esse serviço foi iniciado pela oficina Dicaixa, realizado pelo Paulo Dilamar, proprietario do estabelecimemento. A finalização foi minha e da Sprint, com a confecção de suportes do cabo, e acionadores do sistema.

Após tudo isso ser realizado, foi dada atenção especial nas soldas que recebeu na capa seca para a utilização do sistema de de embreagem com acionamento de cabo. Apesar de funcional, esteticamente estava bem "assustadora". Assim, recebeu um toque mágico do Marquinhos e foi pintada de preto vinílico, sendo que eu levei a maioria dos parafusos para serem zincados.

O resultado final ficou excelente ao meu ver!




Espero que todas as modificações realizadas funcionen bem, sem maiores surpresas. Já dei algumas voltas com o carro pela quadra e tudo parece bem. Mas somente na hora de estreiar a nova caixa na pista é que poderei ver se tudo funcionará a contento.



Agora, para a janta do dia 02 de Dezembro, que falarei no post seguinte, realizarei novamente no belga os serviços de polimento da Upgrade Customs, do meu amigo Zé Cabelo. Ele irá pessoalmente até onde o carro está no sábado, para deixar ele mais brilhoso ainda!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post!
Ficou um espetáculo a caixa.

Joao Augusto Saraiva Macedo Timmers disse...

Como diria meu amigo rafastra....

- TOMAAAA!!!!

ahehaheh

Um abraço

Vicente Queiroz disse...

Ficou bom mesmo. Ao vivo então a caixa no cofre do belga fica bem mais impressionante ainda. Parece que tem quase o mesmo tamanho do motor.

Acho que agora finalmente vai poder acelerar pela primeira vez o astra sem medo de quebrar nada!

Kepler disse...

Ficou um trabalho muito bom!!

Gostariua de fazer um trabalho parecido na minha caixa F18.

Estou convertendo um Vectra A para elétrico, e vou trocar a cambio automético por um manual.

Gostaria da sua permissão para postar algumas fotos desta sua caixa lá no blog.

eVectra.

Valeu,

Obrigado

djcyriusmix disse...

Cara...show de bola...estou querendo fazer isso no meu Astra e gostaria de saber quanto vc gastou ao todo e onde vc comprou o câmbio....Parabéns....ficou show de bola.....grande abraço.....

Jose Gomes disse...

Muito bom tenho um astra 2001 cambio F17, acho as marchas dele muito curtas. Quando estou de 5 fica pedindo uma 6 marcha, sera que esse cambio f23 e mais longo e dar certo no meu astra.