Me senti na obrigação de continuar a postagem anterior, já que na verdade não dei nenhum detalhe sobre como está o Astra atualmente. Então, vou partir para a preparação atual dele, explicando como cheguei até o estágio em que ele se encontra.
Sem mais delongas, o Astra está com um motor diferente do que o seu original, apesar de ser bem parecido estruturalmente. Ele conta com um cabeçote multiválvulas, derivado dos Astras, Vectras e Zafiras 2.0 16 válvulas, e são conhecidos pela sigla X20XEV ou mais popularmente, ECOTEC. O bloco também é desses modelos, tendo em vista que conta com um reforço estrutural na parte dos mancais do virabrequim, coisa que não existe nos blocos mais antigos. Este bloco foi reforçado na parte dos cilindros com o que se chama de "block guard", além de ter sido retificado com o uso de um "tork plate", ferramenta indispensável para que o bloco, no momento da remontagem do motor, mantenha as folgas e posicionamentos dos cilindros quando receber o torque aplicado pelos parafusos do cabeçote.
Obviamente, não foi simplesmente extirpar o motor antigo e colocar um motor mais novo para dentro do cofre do carro, principalmente devido ao fato de o antigo contar somente com 8 válvulas. Dessa forma, muitas modificações são necessárias, principalmente na linha da água e na parte que tange às polias, tensionadores, roletes e correias. Como o carro não conta mais com direção hidráulica (substituida por um setor mecânico de kadett ) e ar-condicionado (arrancado fora, com muito prazer), acabei utilizando a correia multi-v somente para ligar a polia do vira-brequim até o alternador, sem utilizar esticador. O espaço que eu ganhei com isso foi incrivel! Facilita a montagem/desmontagem de uma maneira sem igual!
A injeção que uso é uma Fueltech RACEPRO 1Fi, combinada com uma FIRE4S e um módulo Peak and Hold, que fazem pulsar bicos Ford Racing 160 lb/h que, segundo informações, suportam mais de 700 cavalos usando álcool como combustível. Como eu ainda não estou nem perto de números tão cavalares (literalmente!!), estou bem tranquilo... Todas essas peças foram adquiridas diretamente na Fueltech, em contato direto com o Anderson e sua equipe. Quero mandar um agradecimento especial para eles por me tratarem de uma forma tão especial. Me senti como um piloto famoso quando fui recepcionado pela equipe! Tratamento igual a esse é raridade por aqui, infelizmente.
PS: Utilizo uma sonda WideBand emprestada do Pedro, com o sistema de leitura da Fueltech, que é emprestado pelo Gringo! hahaha Por sinal, o Gringo, juntamente com os seus padrões GOF (não queiram saber o que significa isso...) instalou comigo a Fueltech no meu carro! Foi uma tarde muito divertida e que culminou com o funcionamento do carro logo na primeira tentativa!
Valeu!
Eclipse do Gringo:
A turbina que estou utilizando no momento é uma Master Power .63/.70 de numeração 802205, a famosa e tradicional Super 70! Adquiri ela na Fullturbos e, por enquanto, está funcionando maravilhosamente bem. Diria, inclusive, que está funcionando bem demais!
Todo o restante de peças do kit turbo que estou usando, com exeção de duas válvulas, a wastegate e a de prioridade, que adquiri do JulianoKR (corsinha 1.0 turbo com rodas de calibra 94, quero ver um mais bonito que esse...pena que foi vendido), foram adquiridas na loja Porto Som (PS RACE), pelo André e pelo Rique (que atualmente está fora do Brasil). André, o teu atendimento é fora dos padrões: 24 horas, celular sempre ligado, peças de qualidade e a maior das boas-vontades, fora que os preços são sempre em conta! Olha, esse atendimento diferenciado da Porto Som é algo que não tem preço. Sempre que precisamos o André está a postos e, na maioria das vezes, resolve todos os nossos problemas. Parabéns pelo trabalho André e Rique!
O restante do carro se resume a uma desmontagem completa de todo o interior, restando somente o essencial, como bancos, painel e direção, por questões de alivio do peso e preservação da caixa de câmbio. Acreditem, isto funciona!
Estruturalmente, o Astra conta com o agregado e balanças dianteiras aliviadas e repintadas, assim como todo o cofre repintado. Este trabalho todo foi realizado na Sprint, com as soldas e suspensão feitas pelo Vicente, aliviamentos pelo Fábio e pinturas conjuntamente com os demais trabalhos manuais realizados pelo Marquinhos. São pessoas que, juntamente com as duas gêmeas, Rita e Júlia e mais sua mãe, a Beti, formam uma família maravilhosa que se chama Sprint. Cada um tem o seu papel por lá, e, com certeza, a Sprint não seria mais a mesma caso um deles não esteja presente!
Finalmente, vou salientar que o motor e caixa contam com o tratamento total dos produtos da Molycote, que se resumem a uma aplicação de bissulfeto de molibdênio nas peças internas desses dois conjuntos. Uso, também, tanto no motor como na caixa, óleo 100% sintético, SEMPRE.
Muitas pessoas me perguntam se enfrentei problemas ao fazer tais modificações no meu carro. Posso garantir: Com um pouco de idéias, força de vontade e dedicação, é amplamente possível realizar tais modificações, inclusive pagando um preço bem conveniente por isso. É claro que são trabalhos manuais, desgastantes e demorados, mas o resultado é compensador. Além do mais, tendo uma "equipe" como essas todas que eu citei acima, tudo acaba sendo muito divertido e agradável!
Nesse fim-de-semana estarei remontando meu carro para participar da prova do dia 12 de julho. Desejem-me sorte e façam pensamento positivo para que tudo ocorra bem!
Olha que estou de olho no BRUTTI hein... hehehe
abraços!
Sem mais delongas, o Astra está com um motor diferente do que o seu original, apesar de ser bem parecido estruturalmente. Ele conta com um cabeçote multiválvulas, derivado dos Astras, Vectras e Zafiras 2.0 16 válvulas, e são conhecidos pela sigla X20XEV ou mais popularmente, ECOTEC. O bloco também é desses modelos, tendo em vista que conta com um reforço estrutural na parte dos mancais do virabrequim, coisa que não existe nos blocos mais antigos. Este bloco foi reforçado na parte dos cilindros com o que se chama de "block guard", além de ter sido retificado com o uso de um "tork plate", ferramenta indispensável para que o bloco, no momento da remontagem do motor, mantenha as folgas e posicionamentos dos cilindros quando receber o torque aplicado pelos parafusos do cabeçote.
Obviamente, não foi simplesmente extirpar o motor antigo e colocar um motor mais novo para dentro do cofre do carro, principalmente devido ao fato de o antigo contar somente com 8 válvulas. Dessa forma, muitas modificações são necessárias, principalmente na linha da água e na parte que tange às polias, tensionadores, roletes e correias. Como o carro não conta mais com direção hidráulica (substituida por um setor mecânico de kadett ) e ar-condicionado (arrancado fora, com muito prazer), acabei utilizando a correia multi-v somente para ligar a polia do vira-brequim até o alternador, sem utilizar esticador. O espaço que eu ganhei com isso foi incrivel! Facilita a montagem/desmontagem de uma maneira sem igual!
A injeção que uso é uma Fueltech RACEPRO 1Fi, combinada com uma FIRE4S e um módulo Peak and Hold, que fazem pulsar bicos Ford Racing 160 lb/h que, segundo informações, suportam mais de 700 cavalos usando álcool como combustível. Como eu ainda não estou nem perto de números tão cavalares (literalmente!!), estou bem tranquilo... Todas essas peças foram adquiridas diretamente na Fueltech, em contato direto com o Anderson e sua equipe. Quero mandar um agradecimento especial para eles por me tratarem de uma forma tão especial. Me senti como um piloto famoso quando fui recepcionado pela equipe! Tratamento igual a esse é raridade por aqui, infelizmente.
PS: Utilizo uma sonda WideBand emprestada do Pedro, com o sistema de leitura da Fueltech, que é emprestado pelo Gringo! hahaha Por sinal, o Gringo, juntamente com os seus padrões GOF (não queiram saber o que significa isso...) instalou comigo a Fueltech no meu carro! Foi uma tarde muito divertida e que culminou com o funcionamento do carro logo na primeira tentativa!
Valeu!
Eclipse do Gringo:
A turbina que estou utilizando no momento é uma Master Power .63/.70 de numeração 802205, a famosa e tradicional Super 70! Adquiri ela na Fullturbos e, por enquanto, está funcionando maravilhosamente bem. Diria, inclusive, que está funcionando bem demais!
Todo o restante de peças do kit turbo que estou usando, com exeção de duas válvulas, a wastegate e a de prioridade, que adquiri do JulianoKR (corsinha 1.0 turbo com rodas de calibra 94, quero ver um mais bonito que esse...pena que foi vendido), foram adquiridas na loja Porto Som (PS RACE), pelo André e pelo Rique (que atualmente está fora do Brasil). André, o teu atendimento é fora dos padrões: 24 horas, celular sempre ligado, peças de qualidade e a maior das boas-vontades, fora que os preços são sempre em conta! Olha, esse atendimento diferenciado da Porto Som é algo que não tem preço. Sempre que precisamos o André está a postos e, na maioria das vezes, resolve todos os nossos problemas. Parabéns pelo trabalho André e Rique!
O restante do carro se resume a uma desmontagem completa de todo o interior, restando somente o essencial, como bancos, painel e direção, por questões de alivio do peso e preservação da caixa de câmbio. Acreditem, isto funciona!
Estruturalmente, o Astra conta com o agregado e balanças dianteiras aliviadas e repintadas, assim como todo o cofre repintado. Este trabalho todo foi realizado na Sprint, com as soldas e suspensão feitas pelo Vicente, aliviamentos pelo Fábio e pinturas conjuntamente com os demais trabalhos manuais realizados pelo Marquinhos. São pessoas que, juntamente com as duas gêmeas, Rita e Júlia e mais sua mãe, a Beti, formam uma família maravilhosa que se chama Sprint. Cada um tem o seu papel por lá, e, com certeza, a Sprint não seria mais a mesma caso um deles não esteja presente!
Finalmente, vou salientar que o motor e caixa contam com o tratamento total dos produtos da Molycote, que se resumem a uma aplicação de bissulfeto de molibdênio nas peças internas desses dois conjuntos. Uso, também, tanto no motor como na caixa, óleo 100% sintético, SEMPRE.
Muitas pessoas me perguntam se enfrentei problemas ao fazer tais modificações no meu carro. Posso garantir: Com um pouco de idéias, força de vontade e dedicação, é amplamente possível realizar tais modificações, inclusive pagando um preço bem conveniente por isso. É claro que são trabalhos manuais, desgastantes e demorados, mas o resultado é compensador. Além do mais, tendo uma "equipe" como essas todas que eu citei acima, tudo acaba sendo muito divertido e agradável!
Nesse fim-de-semana estarei remontando meu carro para participar da prova do dia 12 de julho. Desejem-me sorte e façam pensamento positivo para que tudo ocorra bem!
Olha que estou de olho no BRUTTI hein... hehehe
abraços!
9 comentários:
Vamos botar BRUTI nos brutis!!
Rafael... que coisa mais fantástica! Tá tão legal de ler esse post. Só não sei quem é esse tal de André aí... esse é o nome apaisana dele... todo mundo conhece o cara por PS.
Poohhhhhhh esqueceu de faalr do instalador de fuel techs... senhor Gringo!
É.. o pessoal da fuel tech todo mundo é muito simpatico, mas isso deve ser do ambiente legal que tem lá, o Andreson é um cara super atencioso e simpatico, sempre recebeu bem o pessoal da AD, a Renata e o Gustavo tbm sempre estão suer prestativos pro que der e vier no msn.
É Rafa... acho que tu fez bem em fazer um blog, tem muita coisa legal pra contar sobre teu carro, sobre todas as coisas que foram feitas e que vão ser feitas!
Adorei a leitura de fim de noite ehehe! bjoca!
Nossa que rapido! Ja atualizou o post.
Padrões GOF. Sim são padrões que somente o Gringo esta qualificado.
Mas que legal, até eu estou por aqui!Se o pessoal seguir o link vai achar esquisito um blog sobre patchwork aqui no meio! hehehe
Está muito legal teu blog, Rafa! Mesmo pra quem não entende ou não se interessa especificamente sobre carros e arrancadas, é uma boa leitura porque mostra a paixão colocada em um projeto. E isto que dá graça à vida!
Oi Beti! Que legal tu por aqui! Fico muito feliz e honrado que tu esteja lendo o meu blog! Eu tive que falar sobre ti, mesmo que de relance, afinal de contas, mesmo à distância, tu é parte essencial da Sprint! Um grande beijo e tudo de bom por aí!
Rafa, primeiro o blog, tá muito bom mesmo. Concordo com a Beti, é uma leitura gostosa mesmo para quem não entendi de carros. Vendo essa paixão, essa união também, afinal são tantas pessoas envolvidas sempre, estou me apaixonando por tudo isso também.
Quanto a FuelTech tenha a certeza que será sempre bem recebido e atendido por todos. Este é o padrão Anderson de ser que todos seguimos.
E claro que pessoas legais como você sempre serão atendidas com maior atenção ainda!!
E como diz a Rita, o ambiente lá é muito legal. É muito bom trabalhar lá sim e isso, com certeza, reflete no atendimento também. A AD pode contar sempre conosco.
E que os brutis mantenham distância de você e do Astra 888, vocês merecem sucesso e bruti nenhum há de atrapalhar.
Bom trabalho hoje, e que o tempo ajude!!
Beijo!!
Rafa
Parabéns pelo blog!
Que bom que o pai e a Rita te convenceram a escrever, pois verá como é gratificante poder escrever e depois ler as tuas pretenções e projetos. Ranto do carro quanto da vida.
Aqui, no teu caso, é um projeto que ocupa grande parte da tua vida.
Hoje tua presença na Sprint é fundamental, já faz parte da "Família SPRINT".
Teu carro já tem fãs, torcedores na arquibancada esperando pelo RaFASTra. Tu já é o cara que incentiva muitos a irem pra pista ou fazer parte desse mundo. Aquele mesmo sentimento que teve quando via o Civic branco do T.O. Castro no Sambodromo.
Boa sorte no dia 12, e contine escrevendo, serei leitora assidua!
Fico muito feliz de ver o Rafael contando em um blog suas experiencias com a competição.
Os blogs são hoje uma das mais eficientes formas de comunicação entre as pessoas, onde podemos ver claramente o que nos une e onde estão as diferenças.
Competições(de qualquer tipo) são uma valiosa experiência de vida e não é diferente na arrancada. Quando existe verdadeiro empenho , as pessoas nunca se negam a ajudar e as alianças assim formadas são coisas que não esquecemos jamais.
Segue firme Rafael, que este "patrimônio" já é teu e não ha dinheiro no mundo que possa compra-lo. E ele vai aumentar a cada vitória pessoal tua.
Muito legal o blog, e valeu pela lembrança, continue fazendo o Astra mais bala do mundo.
Abraço
Pessoal, o que seria de mim se não fossem vocês. Muito obrigado pelos elogios! Só tenho a agradecer!
Um abração!
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