domingo, 31 de maio de 2009

O preço da inveja.



Aconteceu hoje, dia 31/05/09, no Complexo Automobilístico do Velopark um fato inusitado e patético, que remete à pior face da existência do ser-humano: A INVEJA.

Logo ao chegar ao Velopark, no inicio desta congelante tarde, estavam na pista os representantes da categoria mais rápida brasileira, os FLD (Força Livre Dianteira). Nesta mesma categoria estava a equipe Argentina VITURRO Racing, representada pela Saveiro vermelha pilotada por Javier DiMaio. Um belo carro, simples, confiável e funcional.

No momento da puxada desta Saveiro aconteceu o que todos achavam improvável, com exceção da incansável equipe Viturro: O novo recorde da categoria, com parciais de 1,3 nos 60 pés, 5,8 nos 201 metros e 8,7 nos 402 metros. Fiquei muito animado e feliz por ver que os Argentinos realmente não estão para brincadeiras. Baixaram em quase 3 décimos o antigo recorde da categoria. O carro voltou andando do final da reta, fez uma festa tremenda e muito bonita para a torcida e a equipe se reuniu para parabenizar o piloto Javier.

E ainda nem estávamos nas finais... Todos os competidores da FLD ainda poderiam ir para a pista e tentar bater o tempo.

Mas, remetendo os leitores ao título logo acima, lembro-os que esta postagem não é exatamente para falar de um assunto feliz, como até agora estava sendo.

Só para constar: Me sinto envergonhado por ser brasileiro, ao ver que compatriotas que sucumbiram ao pecado da inveja se tornaram irredutíveis numa busca incessante sobre o carro recordista, procurando o que jamais encontrariam. Após muito discutirem e esbravejarem, ESCOLHERAM o "CULPADO" que fez a Saveiro bater o tempo recordista até então. Protestos vindos de 3 pilotos profissionais, somando a quantia de mais de R$ 3000,00, apontavam que o carro possuia o AGREGADO dianteiro em desconformidade com o que está regulado nas regras da FLD.

A peça, de acordo com a ótica dos inconformados, estava incompleta e, sendo assim, o carro não poderia mais continuar disputando a categoria FLD, assim como deveria ser desclassificado e seu tempo não considerado oficial.

Todavia, analisando friamente o regulamento, vê-se que além de ser amplamente descabido, por se tratar de veículos FORÇA LIVRE e estabelecer que estes tenham que usar o agregado ORIGINAL do carro, ainda ADMITE interpretação DIVERSA daquela que está ali escrita. Como disse a equipe Viturro: "Fizemos de acordo com o que lemos no regramento de vocês. Somos os únicos fora do seu País que estamos correndo em sua categoria. A peça, apesar de modificada, em nada altera o desempenho do carro da maneira que todos estão falando..."

Na realidade, o que ocorreu foi que o agregado da Saveiro argentina foi modificado com um único intuito: Facilitar as trocas da caixa de câmbio, mais especificamente para diminuir o tempo das trocas, já que é uma peça muito grande e o acesso é difícil.

Já nos carros FLD brasileiros, que são maioria da VW, é conhecido e amplamente difundido entre os pilotos e preparadores que existe uma "brecha" no regulamento, que permite que tais peças possuam seus encaixes re-soldados, modificando a furação e conseqüentemente melhorando o desempenho, DETALHE ESTE QUE SEQUER ERA CONHECIDO E UTILIZADO NA SAVEIRO.

Pois os argentinos foram protestados, tiveram seu carro desclassificado pela FGA e não obtiveram a confirmação de seu tempo recorde.

Na argentina, assim como na Associação Desafio, os carros correm por faixas de tempo, pormenorizando regulamentos e enfatizando o desempenho e segurança dos carros. O detalhe é que no país vizinho, a faixa de tempos é utilizada há muitos anos e situações como essa acima retratada somente diminuem nosso País diante do incrível trabalho e dedicação dos Argentinos.

Eles vieram aqui, se adequaram às nossas normas, por mais absurdo que isso possa parecer em sua ótica, assim como na da AD, fizeram um temporal, IRIAM VENCER AS FINAIS, caso pudessem participar e foram desclassificados.

Repito, me envergonho de ser brasileiro em situações como essas. Ainda bem que corro pela Associação Desafio que, assim como os Argentinos devem estar pensando neste exato momento: Até quando esta obscuridade irá continuar? Até quando a inveja e o egoísmo irão triunfar sobre a realidade, que, de longe, é muito MELHOR do que esta fantasia dos cifrões sem resultados que a arrancada profissional brasileira está atravessando?

Mais um detalhe: A Saveiro PASSOU na vistoria realizada pela FGA quando chegou ao Velopark. E aí, onde está a lógica da coisa?

APÓS EXPLICAREM PARA A EQUIPE QUE SEU CARRO ESTAVA "FORA" DO REGULAMENTO, A FGA AINDA FEZ QUESTÃO QUE JAVIER ASSINASSE UM TERMO DE DESCLASSIFICAÇÃO DA PROVA DO VELOPARK. É um documento que, após a assinatura do piloto, serve para que ele tenha ciência de que está cometendo uma infração ao regulamento. Javier assinou o documento, mesmo sem saber o que o termo "ciência" queria dizer. Disse que não concordava com tudo aquilo, mas que assinaria porque não queria mais dar continuidade com aquela confusão toda.

Na verdade, Javier assinou o termo pois sabia que nenhum esforço seria válido diante da pressão e do afã implacável dos demais competidores, sedentos por "justiça"... A cegueira da justiça desta vez só atrapalhou os acontecimentos.

Meus mais sinceros parabéns à equipe VITURRO Racing pelo RECORDE que, ao meu ver, está mais do que homologado na memória de todas as pessoas que acompanharam e se maravilharam com a bela passada na pista. Sou admirador de seu trabalho e dedicação. Que não deixem de participar das nossas arrancadas. Saibam que o Velopark-Open juntamente com a Associação Desafio está de braços abertos para recebê-los!




Abraços!

18 comentários:

Coruja do Box disse...

Deixa eu ver se eu entendi

A Saveiro passou na vistoria que segundo os "profissionais" presentes na reunião de pilotos, é muito rígida...e depois foi desclassificada pelos mesmos que a aprovaram??????
Hum, que patético.

Mas pelo que se ouve por ai a Saveiro deu pau nos outros Força Livre ou seria Força "Quase" Livre presentes no evento.
Ta ai uma nova categoria, a FQL.

Abraços

Vicente Queiroz disse...

Lamentável, também tenho algo a dizer, e está aqui: http://1320ft.blogspot.com/2009/05/o-preco-da-inveja.html.

Ademais, deixo aqui meus agradecimentos aos hermanos que vieram engrandecer o esporte no nosso solo.

Espero que depois disso um brasileiro ainda possa correr arrancada na argentina sem levar uma chuva de ovos podres.

Joao Augusto Saraiva Macedo Timmers disse...

Simplesmente vergonhoso!!!

Gol Turbo #212 disse...

Isso é pq eles não tem condições de chegar mais a este tempo,por este motivo que fizeram isso com os Hermanos . . .
Vão se fuder . . .

Unknown disse...

Só posso dar meus parabéns para o Team Viturro, eles tem o carro de tração dianteira MAIS RÁPIDO da América do Sul.

Não podemos esquecer também o significado do post....alguém teve de protestar para isto acontecer, e se estas pessoas acham que modificar o agregado do carro dá tanta diferença assim, porque não fazem nos seus próprios carros para todos verem se eles conseguem baixar meio segundo dos seus tempos.

Achei uma tremenda falta de educação, espirito esportivo, elegância e decência. Imaginem se o oposto fosse realizado com um brasileiro em qualquer lugar...mitos e lendas se criariam e todo mundo ia cair de pau em cima.

Espero que isto não se torne um revés para o esporte arrancada no brasil, afastando a tão necessária junção na competição Brasil X Argentina.

Competição acirrada é uma coisa, desonestidade é outra. O carro passou em mais de uma vistoria, poderiam ter alertado sobre este detalhe antes da corrida.

Mas não, a cultura do egoísmo e do recorde mais uma vez prevaleceu e tentou tirar um pouco do brilho do esporte...cabe a nós perpetuar o fato que o carro dos hermanos foi mais rápido e que nós brasileiros precisamos fazer algo (na pista) para vence-los.

Shovelhead disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shovelhead disse...

QUE NOJO...

tiagoracer disse...

atitudes desse tipo só servem pra defumar a imagem dos ''profissionais '' da arrancada brasileira

Unknown disse...

Simplesmente lamentevel o que aconteceu. Fiz questão de ir ao box dos argentinos e falar que estava envergonhado com a baixaria feita a eles.

Disserão que retornaram sim e que vem mais tempo por ai.

Rita Queiroz disse...

Argentinaaaaaaaaaaaa!!! Argentinaaaaaa!!!

Ahhhh, que coisa mais lamentável, o Juliano disse tudo: que nojo.

Esperamos os argentinos pra correr com a AD.

drft disse...

Absolutamente ridículo.
E numa dessas, é capaz da equipe deles nem mais se indignar de vir correr por aqui. O que seria uma enorme perda, já que se trata do tração dianteira mais rápido da América do Sul, como disseram.

Enfim, podem falar o que quiserem, protestar a vontade e colocar qualquer um no topo da tabela, mas nós(os verdadeiros apreciadores da Arrancada) sabemos que O RECORDE É ARGENTINO.

Adriano Rizzo disse...

Esse tipo de atitude resalta, ainda mais, o espirito dos corredores "profissionais"...

Isso me lembrou aquela história do gurizinho rico, de apartamento, dono da "bola"... Dai vem o amigo, de fora e faz gol nele de tudo que é jeito... ele fica chateado... recolhe a bola e diz... "Não tem mais jogo!" Que falta de competitividade!
O fato de terem "fumado" o récorde do Team Viturro, não pode ofuscar o brilho da equipe, que se deslocou uns bons kilometros, veio aqui na "pracinha" que o "gurizinho rico" ta acostumado a jogar a sua bola...e ganhou o jogo de goleada!

Parabéns Team Viturro!

O Récorde é de vocês!

Unknown disse...

Que palhaçada isso!
No lugar de valorizar um trabalho bem feito, com performance exemplar...
Tem coisas que não tem explicação mesmo!

Unknown disse...

la verdad que se me pone la piel de gallina al ver las palabras que pusiste,se nota que lo haces con pasion hacia las arrancadas mas que cualquier bandera......y eso los engrandece,todos sabemos que la culpa es de algunos pilotos y la organizacion que aunque tenga bases teoricas lo que hicieron no tiene base etica ni moral...los que hicieron eso no conocen la palabra compañero,en fin como dije en algun momento,mas que vecinos son hermanos!

Rodrigo Zgierski disse...

POr isso eu sou GAÚCHO e não brasileiro.

- raFASTra - disse...

É Rodrigo, mas infelizmente a FGA (Federação Gaúcha de Automobilismo) foi quem tomou as rédeas para realizar a desclassificação da Saveiro. Não é uma questão de bairrismo, patriotismo, mas sim de IDEALISMO.

Aqui no Sul como no resto do Brasil a arrancada está defasada em relação ao resto do mundo e poucos conseguem reparar esse detalhe. Nós da AD, exatamente por realizar esse estudo, sabemos que a arrancada nacional não possui futuro da maneira como está. E estamos aí exatamente para tentar mudá-la.

Abraços!

Anônimo disse...

Texto muito bem escrito. Tomara que o argentino venha novamente e ARREBENTE com o recorde!

Unknown disse...

pelo menos ainda dominamos no futebol neh ahhh se não é roubado tbm